Cuidados com a primeira dentição do meu filho

10:17

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Hoje vou trazer mais uma vez um conteúdo do mundo no qual faço parte e estou amando a cada dia mais: o de mães.

Os primeiros dentinhos de Pedro começaram a aparecer quando ele tinha por volta de oito meses. Vieram dois de uma única vez, os dois de baixo. De lá para cá são mais de 10, parei de contar na décima casa e sempre me surpreendo com novos dentinhos rasgando sua gengiva.



No começo, quando nem dentes ele tinha, eu e o papai fazíamos a limpeza da gengiva com uma fraldinha na hora do banho. Foi assim que nos ensinou a dentista do posto onde fazíamos o pré-natal. O ideia seria que que higiene fosse feita após cada mamada, mas como ele mama (ainda) em livre demanda e não  com horários certinhos, ficava difícil até de lembrar de limpar. Elegemos o banho de noite como o escolhido para a limpeza da boca. Ele ainda não comia nada, só mamava e nem água tomava. 

Aos seis meses começamos a introdução alimentar e confesso que essa fase dura até hoje. Ele come de tudo, mas de tudo um pouco (bem pouco na verdade), mas isso é tema para uma próxima postagem. Recapitulando: aos seis meses, com a descoberta de novos alimentos, passamos a higienizar de um jeito diferente, com a dedeira, assim como fomos instruídos pela dentista. No início era mais simples, já que não existiam dentinhos na boca. A dedeira é feita de um material siliconado, com umas cerdas na ponta. Não houve rejeição por parte dele, mas não era uma tarefa extremamente fácil. Quando os primeiros dentes começaram a aparecer, Pedro nos mordia e doía. Quando eram quatro, cinco até dava, mas depois não tivemos escolha e partimos para a escova.

Encontrar escovas para bebês não foi difícil, na primeira farmácia já encontramos, mas quando procuramos uma nova (para o berçário) sentimos dificuldade. Geralmente aparecem para acima de dois anos, mas espero mesmo que nenhuma mamãe espere fazer dois anos para limpar os dentinhos dos filhinhos. No início Pedro fechava a boca, mas durante o banho com o papai ele sempre consegue fazer com que o baby escove o dentinho. O creme dental é sem enxague, o que facilita. E SEM FLÚOR, POR FAVOR, SEM FLÚOR! 



Pedro não tinha reação quando os dentes nasciam. Nada de bolhinhas nos corpo, diarreia ou febre. Apenas no primeiro dentinho ele esboçou ficar febril, mas algo rapidamente controlado. Apenas nos últimos dentes (aqueles lá de trás, cujo nome não sei) que despertaram uma reação no meu filho. Tanto na parte inferior e superior, quando esses dentes começaram a eclodir, foram dois de uma vez e ele teve febre. Ficou mole e manhoso. Mas passou.

Essa é a nossa experiência com a dentição do meu filho. É prazeroso ver que ele está crescendo. Quando vi seus dois primeiros dentes caiu a ficha que o meu bebê não era mais tão novinho assim! Ele sempre me surpreende e eu amo suas surpresas. 

Pretendo falar sobre os primeiros passos e o berçário. Qual tema vocês acham que devo abordar primeiro?

Me acompanhem nas minhas redes sociais:

Obrigada por lerem até aqui!
Beijinhos,
Geo e Pedro

Você também poderá gostar

0 comentários