Três clássicos do cinema que você precisa assistir

10:14

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Já pararam para pensar que o cinema já existia antes dos clássicos de Hollywood? Eu nem imaginava isso, pensava que o Hulk original, Grease, Dirty Dancing, Edward Mãos de Tesoura, Titanic e outros que passam na Sessão da Tarde eram os clássicos, sabe? Depois que eu paguei uma disciplina no curso de Jornalismo, chamada Cinema, a minha mente abriu de uma forma que vocês nem imaginam. Acredita que eu não sabia que os Beatles já fizeram filmes? E que Roberto Carlos se inspirou neles e fez filmes também? Essas coisas não são do nosso tempo, claro, e até passaram na Sessão da Tarde, como relata a minha mãe. 

Mas hoje, trago uns clássicos dos clássicos (não os chatos que fui obrigada a assistir nas aulas), mas a parte legal do cinema que todo mundo ver ou rever, se for o caso. 



Vamos lá?

Viagem à Lua (1902) - Acreditam que este foi o primeiro filme de ficção científica já feito no mundo, com a presença de extraterrestres e nave espacial? O filme original era em preto e branco e como já é de se esperar, não tinha som. Dá pra perceber que existem animações e efeitos especiais bem inovadores para a época. Viagem à Lua é conhecida como a maior obra de George Méliès, pelo que eu aprendi em aula, Méliès morreu sem o reconhecimento pelo grande passo que deu para o cinema mundial e muitas das suas obras viraram material para a fabricação de botas para soldados na guerra.



A Hard Day's Night (1964) - Esse é o primeiro filme dos Garotos de Liverpool, o nome é o mesmo do álbum lançado no mesmo ano. Gente, que amor por esse filme. Tão novinhos, cheios de vigor e inocência, sabe? O filme (completo no player abaixo) mostra várias músicas da banda ao longo da narrativa, contando na história os meninos em uma viagem de trem indo gravar um show em um programa de TV. Se você acha que correr atrás de Justin Bieber é algo normal hoje em dia, imagina isso na década de 60? Os Beatles eram reféns do sucesso e no filme fica retratado isso. Esse foi um clássico que eu não conhecia (e que, segundo a minha mãe, passava na Sessão da Tarde), e que eu adorei conhecer. Em conversas extra oficiais, dizem que o filme começou a ser rodado sem nome e sem trilha sonora, a música foi composta ao longo das gravações e deu nome ao longa metragem! Ah, o filme recebeu duas indicações ao Oscar.



Acossado (1959) - Este filme faz parte do movimento que eu mais curto do cinema, a Nouvelle Vague. Com direção de Godard, Acossado trás um misto de drama policial com a liberdade estimada para a época. A personagem principal Patrícia, que era vivida por Jean Seberg, era muito estilosa, o figurino dela é perfeito, daqueles que a gente corta da revista e cola na pastinha de referências, sabe? A Nouvelle Vague era muito poética e tinha como ideia central fugir do estilo cinematográfico americano. Nesse filme, por exemplo, Godard escrevia as cenas de manhã e gravava de tarde, querendo explorar o máximo dos atores, deixando as cenas mais "reais".




Espero que vocês gostem dos filmes!
Beijos, Geo

Você também poderá gostar

2 comentários

  1. adoro viagem à lua! conhece a música tonight, tonight do smashing pumpkins? o clipe é inspirado no filme. tenho uma camiseta que faz alusão a ele também. é incrível reparar em toda a técnica usada, como parecia uma grande peça de teatro sendo filmada.

    a hard day's night é meu xodó! um dos meus primeiros contatos com os beatles, que é uma das minhas bandas favoritas. divertido demais. e dá pra fazer um paralelo da beatlemania mostrada no filme, junto com a imagem da banda, com os meninos do one direction hoje hahahaha

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bia, seria um ótimo estudo um comparatismo dos Bealtes e do One Direction!
      Beijos

      Excluir