Vale a pena fazer chá de fraldas?

10:56



Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Há quase um ano eu fazia o meu chá de fraldas e hoje vou contar para vocês se valeu ou não a pena investir dinheiro nisso. Não foi nada luxuoso, não tive um decorador, não teve fotógrafos, nem mesa de frios, carrinho de churros nem bicicleta de bwonie, mas foi feito com muito amor e carinho por mim, meu esposo, familiares e amigas carinhosas. Como todo mundo sabe, salário de estagiária é bem curtinho e meu marido tinha acabado de ser demitido. 

A situação em si nos convidava a desistir desse momento que para mim era especial. Minha mãe me aconselhou a não fazer nada, já que no meu chá de bebê apenas poucas amigas dela foram, minha tia sugeriu só uns biscoitinhos e amigas próximas, mas eu fui além e consegui fazer algo legal e sem gastar muito



O nosso orçamento inicial era de R$300,00, mas estourou um pouco disso, confesso. Chamei apenas meninas, não houve bebidas alcoólicas na festa e fiz uma lista de 50 pessoas, pedi comida para 60, porém (infelizmente), nem todas compareceram. Quando decidi fazer o chá de fraldas não analisei se o dinheiro investido seria maior do que o valor das fraldas ganho, eu fiz mais por reunir minhas amigas e familiares, porém eu indico a você que quer fazer um chá de fraldas colocar esses elementos na balança.

Procurei muitas referências no Pinterest, juntei todas e como o quartinho do meu filho tinha a decoração azul royal, branco e dourado, decidi fazer o chá com essas cores. Com as referencias já organizadas e o numero de convidados pré-definido, fui às compras. Com três meses de antecedência fui comprando aos pouquinhos, afinal, o dinheiro era curto. Comprei primeiro os descartáveis e bolas, no outro mês reservei dinheiro para o bolo e salgados e no mês do chá comprei  os ingredientes para o salpicão, refrigerante e mais descartáveis. Comprei muitos copos, talheres, pratinhos nas vésperas da festa e não usei todos. Até hoje tenho uma sacola enorme de descartáveis. Aconselho você a comprar um ou dois pacotes no máximo além do número de convidados. Vai ter 50 pessoas? Compra 70 pratinhos, não mais que isso, já que sobra. 

O local ainda era uma dilema para mim, mas Deus foi tomando a frente de tudo e em um jantar com amigos, perguntei ao querido Taiguara se ele me sedia o salão do seu prédio e ele gentilmente agendou para mim. O salão é lindo, com mesas de madeira e tampo redondo, o que deu um charme a mais na festinha. Minha amiga Thaíse também me ofereceu o salão do prédio dela, mas não cabia 50 pessoas e eu esperava que todos os convidados fossem, por isso optei pelo salão de Taiguara. 


Com o dinheiro do bolo reservado, fui atrás de uma boleira boa e que não cobrasse muito. Achei uma maravilhosa, Edilma, que tem a fatia mais em conta que encontrei com um sabor sensacional! Encomendei um bolo para 60 pessoas, dei o modelo e ela me entergou. A fatia decorada saiu por volta de R$2,75, um verdadeiro achado (por volta de R$160)! Encomendei 100 salgados grandes (que todo mundo rasgou elogios) com ela, que saiu por cerca de R$35. Pedi 500 mini salgados no centro, não me lembro o valor, mas ficou num preço bem legal. 

Com a ajuda de verdadeiros anjos, as coisas foram fluindo, as amigas da minha mãe fizeram um creme de galinha delicioso, minha tia Catarina fez o salpicão e minha amiga Vanessa fez trufas deliciosas de dois sabores, que entreguei como lembrancinha. No dia do chá, minha colega de trabalho e grande amiga Renata foi na minha casa me ajudar com os doces. Fizemos tudo sozinhas, deu um trabalhão, mas foi tudo com muito amor. Não ficaram lindos, mas ficaram deliciosos. Minha tia Vânia, que tem um dom de Deus para festas, nos ajudou e também fez docinhos espetaculares, pareciam que tinham sido feitos por fadas! 

obs: uma semana antes da festa eu ganhei um concurso de jornalismo e fui fazer um estágio no Rio, meu esposo nos ajudou com tudo nesse período longe, inclusive os convites foi arte dele, mas falo disso depois. 

No dia da festa foi uma correria total, algumas amigas me falaram que não poderiam ir e eu estava muito angustiada. O salão foi liberado para decoração 1 hora antes da hora que pedi para os convidados chegarem, alguns chegaram antes de mim na festa, mas me ajudaram com tudo! No final deu tudo certo, não fiz brincadeiras na festa pois não faz muito meu estilo (risos), mas todo mundo comeu muito, levaram bolo pra casa, nos divertimos, tiramos fotos e no final, todos adoraram a festa. Até hoje ouço comentários do tipo "tinha MUITA comida".



Vale a pena? 
Gastamos cerca de R$ 500,00 com tudo, arrendondando para cima o valor. Cerca de 35 pessoas foram no chá e muitas que não foram me deram a fralda depois, em outros momentos. Ao total ganhamos cerca de 40 fraldas, vamos supor que cada fralda tenha custado R$30,00. 30x40=1,200 (esse valor varia para cima, ou para baixo). Bom, mesmo sem ter feito a pesagem se valeria a pena investir no chá de fraldas, foi um resultado muito positivo para mim. Eu faria novamente

Hoje meu bebê tem 9 meses e ainda sobram 4 pacotes de fraldas, oriundos do Chá. Valeu MUITO a pena, indico de olhos fechados para todos que me questionam isso. Não precisa ser luxuoso, o que importa é ter amigos e pessoas queridas celebrando a chegada de um ser tão puro e iluminado. 

Sei que está faltando muuuuuuuuuitas informações sobre os bastidores da festa, quantos refrigerantes comprar, tamanhos de fraldas a pedir, como calcular quantos docinhos cada pessoa come em média, mas posso fazer outro post sobre isso!

Se você leu até aqui, muito obrigado. Aos amigos e familiares que tornaram esse momento mágico, um muito OBRIGADO!

Me acompanhem nas minhas redes sociais:

Beijinhos,
Geo e Pedro 

Você também poderá gostar

3 comentários

  1. Geo. Você é um verdadeiro parâmetro pra mim. Toda vez que fico meio desesperada fazendo as contas das coisas, penso em como tudo foi dando certo pra você e como eu tive a oportunidade de testemunhar isso de perto. Lendo esse post começo a ter certeza de que realmente valerá a pena fazer o de Joaquim. Post lindo e cheio de saudade. Espero mais posta temáticos, hihi. Beijo em tu e em Pedrinho! ❤

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Geo! Mesmo sendo pequeininho, sei que seu chá de fraldas teve muito amor envolvido e isso que é importante!

    Beijos, Érica
    www.demasiadaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal, Geovanna!!!! Sinceramente eu também acho que o chá vale a pena só pelo fato de reunir todas as amigas e todo mundo ver a gente exibindo o barrigão...hehehehe. E se financeiramente render também, melhor, né?!
    Eu estou com 21 semanas, grávida de uma menina, pretendo fazer meu chá daqui a alguns meses. Espero não gastar muito também.
    Adorei o post!
    Estou escrevendo pro blog de uma amiga sobre a minha gestação, vai lá dar uma olhada!
    Beijos

    http://www.tatashhormain.com/2016/05/cantinho-da-lidi-e-da-bela-gravidas.html

    ResponderExcluir