Resenha do livro - A lista negra
16:07
Olá pessoal, tudo bom com vocês?
No post de hoje vou compartilhar um pouco do que achei sobre o livro A Lista Negra, de Jennifer Brown. O livro conta um episódio da vida de Valerie Leftman, uma menina que namora Nick Levil e vive uma rotina bem comum para diversos adolescentes, se divide entre o drama de brigas entre os pais e bullying na escola. Val sempre desabafa com seu namorado sobre os diversos problemas que enfrentava e resolveu então colocar em um papel o nome de todos que a faz mal, criando assim a lista negra. Uma interpretação errada por parte de Nick marca para sempre o ano de 2008 na vida de todas as pessoas aquela cidade.
Nick comete uma chacina na escola e se mata em seguida, contando antes sobre a tal lista negra. O mundo de Valerie que já estava de cabeça para baixo ficou mais bagunçado ainda. O livro aborda o drama que muitos adolescentes vivem, como a não compreensão dos pais, falta de apoio, bullying e por ai vai. A leitura é um misto de memórias atuais com os flashcbacks que Valerie tem antes do atentado ao colégio.
Ao longo das 256 páginas nos encontramos em diversas situações, como o bullying na escola. Algo comum (infelizmente), que por diversas vezes os pais não são informados do ocorrido e as crianças / adolescentes reprimem todo aquele sentimento de exclusão sozinhos, sem compartilhar com ninguém. Separação dos pais também é algo que aparece no livro e que Valerie meio que ainda não tem uma opinião definida, se aceita ou não. Insegurança - por parte dela mesmo e dos pais - também é bem presente em A Lista Negra, principalmente após a chacina.
Ao longo das páginas a autora consegue nos fazer mergulhar no mundo e dilemas de Valerie de uma forma bem bacana, sem ser pesada, apesar do tema abordado ser bem pesado. A condução é bem feita e os mistos de presente e passado são de fácil compreensão, pelo menos para mim.
Ao longo das páginas a autora consegue nos fazer mergulhar no mundo e dilemas de Valerie de uma forma bem bacana, sem ser pesada, apesar do tema abordado ser bem pesado. A condução é bem feita e os mistos de presente e passado são de fácil compreensão, pelo menos para mim.
O projeto gráfico do livro é bem ok, páginas são amareladas, bem espaçadas e com uma fonte super boa de ler. Alguns dos capítulos iniciam com uma notícia do jornal A Tribuna de Garvin do dia seguinte à chacina, deixando o leitor a par do que aconteceu com algumas vitimas da chacina.
Valerie acaba salvando a vida de uma das meninas que praticava bullying com ela e isso muda tudo. Jéssica e ela se tornam meio que melhores amigas e junto com outros alunos, no dia da formatura, apresentam um memorial aos colegas mortos. Valerie começa a aceitar uma nova perspectiva de vida e se desvincula um pouco da memória de Nick, seu namorado que se matou.
Ao longo do livro vários valores são apresentados, como a amizade, a compreensão, o ato de se colocar no lugar do outro.
É uma leitura agradável e que indico a todos. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas de tão impactante que é! Você nunca mais vai ver as crianças vitimas de bullying da mesma maneira.
Espero muito que vocês tenham gostado da resenha (que mais parece resumo) do livro A Lista Negra de Jennifer Brown.
Me acompanhem nas minhas redes sociais:
Beijinhos, Geo
0 comentários